Instalações

Muitas pessoas perguntam-nos em que local ministramos formações. Certamente é impossível ensinar em todo o país, embora já o tenhamos feito no passado. Acabamos por escolher apenas um local e prepará-lo convenientemente para todas as formações. O sistema residencial tem vantagens absolutas, comparando com o sistema de aprendizagem aos bocadinhos em regime de fins-de-semana.

 

Que vantagens existem ?

A grande vantagem de aprender num ashram é o “atalho” criado. Esta ligação curta, “shortcut” no Inglês, é devida à integração da experiência de alguém já treinado que pode aconselhar e fazer suavizar (ou mesmo evitar) as armadilhas do ego. Afinal, a vida espiritual tem tantas dificuldades como qualquer outro caminho. A falta de ligação à “Sanga” (comunidade espiritual) remete o praticante à singularidade da sua própria experiência e à impossibilidade da partilha de grupo. “Ninguém aprende yoga sozinho” como nos diz Mircea Elíade e Georg Feuerstein. Com o ayurveda também funciona assim.
A experiência comunitária e o contacto com a natureza (fora das cidades) traz a vantagem de poderes aprender de forma saudável numa autêntica escola para a vida. Na quinta do anjo queremos que aprendas o mais importante da existência; conheceres-te a ti próprio. Por isso utilizamos as técnicas mais antigas e eficazes da humanidade; a ciência yogica para o desenvolvimento pessoal e espiritual. A medicina ayurveda para auxiliar e tratar o complexo corpo-mente. 

 

Durante muitos anos, desde 2006, ministramos formações em várias cidades (Lisboa, Funchal, Porto, Lagoa, etc). No entanto, verificamos que a experiência residencial e intensiva é mais frutuosa para os formandos. Os alunos convivem diariamente com os professores e colegas, num ambiente saudável  no meio do campo e com a energia da natureza e nutrição adequadas á experiência formativa. No regime de fins-se-semana observamos longas deslocações dos formandos, a preocupação constante do almoço e/ou jantar, onde ficar, etc. Confirmamos que fica mais caro aos alunos efectuarem formações em regime de fins-de-semana, por causa dos custos associados. 

 

Se queres estudar yoga ou ayurveda, a Quinta do Anjo Ashram é o local indicado. Todas as formações são residenciais e incluem alimentação e alojamento para que não tenhas qualquer preocupação e te foques no essencial da formação, seja ela qual for. Embora no início te pareça mais caro, feitas as contas, não é. 

1. Não existe serviço de lavandaria. Se pretender lavar a sua própria roupa à mão, por favor trazer detergente. Estão disponíveis estendais e molas.

2. Os quartos não têm casa-de-banho privativa. Existem várias casas-de-banho em ambos os pisos.

3. Os dormitórios femininos e masculinos são separados. Homens não são permitidos no dormitório feminino e vice-versa.

4. Não providenciamos artigos de higiene pessoal. Por favor trazer champô, sabonete, pasta dentífrica, etc. Produtos naturais são preferíveis.

5. Wifi não disponível (faça um detox digital enqanto cá está). 

6. A alimentação é ovolacto-vegetariana. A cozinha encontra-se fechada fora do período das refeições, e o acesso é restrito ao staff.

7. Biblioteca disponível para requisição e compra de livros e DVDs. Temos centenas de livros e DVDs sobre temas como yoga, Ayurveda, nutrição, etc.

 

1. É obrigatória a participação no programa diário do Ashram, pontualidade nos eventos e permanência durante todo o programa. Na eventualidade de ser necessária ausência do Ashram, por favor informe-nos.

2. O Karma yoga é parte integrante do programa diário de atividades, dando aos participantes a oportunidade de integração na nossa comunidade. A pratica diária de Karma yoga é requerida a todos os participantes.

3. Tabaco, drogas, álcool e animais de estimação não são permitidos. Telemóveis só são permitidos fora do horário de aulas.

4. Por favor observar o período de silêncio, entre as 22.30h e as 06.30h. Manter o mínimo nível de ruído durante este período.

5. O calçado de exterior não é permitido dentro de casa. Por favor trazer calçado exclusivo para o interior.

6. Manter os espaços comuns limpos, especialmente as casa-de-banho.

7. Visitas ao Ashram são exclusivamente por marcação ou em dias abertos.

8. Estacionar todas as viaturas no parque de estacionamento.

9. Não é permitido danificar árvores, arbustos ou plantas.